Como fazer sabão caseiro de óleo usado e soda em escamas

Esta receita de reaproveitamento do óleo usado é de uma leitora que nos enviou e estamos repassando a quem quizer experimentar para ver como que fica o sabão caseiro usando a soda em escamas.

Olá pessoal eu tenho mais uma receita para voceis:

Sabão caseiro

  • 1 kg de soda em flocos.
  • 1 litro de água fervente.
  • 1 de álcool de posto.
  • 4 litros de óleo filtrado (de fritura.)
  • 1 frasco de detergente glicerinado.
  • Pode usar um pouco de essência.

Modo de fazer:

  • Coloque a soda num balde, em seguida a água fervendo, depois o álcool.
  • Junte o óleo e por ultimo o detergente.
  • Mexa por uns 5 minutos no Maximo e despeje em forma ou caixa de leite.
  • Deixe esfriar de um dia para o outro e corte os pedaços que você vai usar, mantendo assim as embalagens (caixa de leite) em local seco e arejado, sem ter que estar fatiando toda massa.

Receita enviada por: Marli B Liduena

Atenção: Cuidado no manuseio da soda e não deixe crianças por perto na hora de fazer o sabão.

CUIDADO: Sou química e gostaria de alertar que a reação da soda com a água é fortemente exotérmica, o que poderá causar graves acidentes. Com água fervente tanto mais. Portanto, considero relevante que advirta os leitores do seu blog sobre os risco.(Vidalternativa)

Compartilhe no Facebook

Comentários

comentários

29 thoughts on “Como fazer sabão caseiro de óleo usado e soda em escamas

  1. CÉLIA VAZ

    SABÃO DE BARRA FEITO COM LEITE DE VACA

    5lt. de óleo;
    2lt. de leite de saquinho ou da fazenda;
    1kg. de sada sol;
    1lt. de água;
    2 colheres de glicerina

    Colocar o óleo e o leite e misturar bastante, depois em outra vasilha( balde ), por 1lt. de água fria e adicionar a soda e mexer até dissolver toda escamas, e por na vasilha que está o leite com óleo e continuar a mexer até criar uma espuma de mudar de cor. Acrescente as 2 colheres de glicerina e mexa mais um pouco. Por nas formas e cortar no outro dia e só usar depois de uma semana de curtido.
    Fica muito bom este sabão . Ah! Fazer na lua nova. Embora eu fiz em outra lua e ficou bom.

  2. CÉLIA VAZ

    RECEITA DE SABÃO LÍQUIDO DE D. CÉLIA.

    1litro de água morna ;
    250g. de soda sol;
    1 litro de álcool;
    1 litro de óleo quente;
    Essencia a gosto;
    Dissolver a soda na água morna, e acrescentar o álcool com o óleo ja misturado uns 10m. na soda com a água e continuar a mistuarar até aparecer uma espuma e mudar de cor, tipo coca-cola, tampe e deixe pousar. No outro dia adicionar 13 litros de água quente na pasta gelatinosa que se formou e misturar até tornar líquido. Pode acrescentar a água quente aos poucos e misturando sempre. E depois de frio, acrescente essencia e misture um pouco e engarrafar. E só usar depois de uma semana. Pode usar em máquina de lavar.

  3. obs: para nao haver tanto a reaçao antes (coloque sempre primeiramente a agua antes da soda caústica,pois o seu dano é bem menos e pratico, e segue o restante o modo de preparar,assim tudo ocorrerar bem.

  4. eu fiz hoje e ao colocar o álcool o sabão começou a endurecer e a ferver praticamente não consegui mexer para incorporar os ingredientes, acho que voce se esqueceu de mencionar alguma forma de faze-lo. A soda eu misturei com a agua fervente e coloquei o álcool e os demais ingredientes, por acaso teria que esperar esfriar a soda? espero retorno pois não se coloca uma receita no blog para não dar certo.

  5. Sou química e gostaria de alertar que a reação da soda com a água é fortemente exotérmica, o que poderá causar graves acidentes. Com água fervente tanto mais. Portanto, considero relevante que advirta os leitores do seu blog sobre os riscos.

Comments are closed.