Como fazer sabão caseiro de óleo usado e soda em escamas

Esta receita de reaproveitamento do óleo usado é de uma leitora que nos enviou e estamos repassando a quem quizer experimentar para ver como que fica o sabão caseiro usando a soda em escamas.

Olá pessoal eu tenho mais uma receita para voceis:

Sabão caseiro

  • 1 kg de soda em flocos.
  • 1 litro de água fervente.
  • 1 de álcool de posto.
  • 4 litros de óleo filtrado (de fritura.)
  • 1 frasco de detergente glicerinado.
  • Pode usar um pouco de essência.

Modo de fazer:

  • Coloque a soda num balde, em seguida a água fervendo, depois o álcool.
  • Junte o óleo e por ultimo o detergente.
  • Mexa por uns 5 minutos no Maximo e despeje em forma ou caixa de leite.
  • Deixe esfriar de um dia para o outro e corte os pedaços que você vai usar, mantendo assim as embalagens (caixa de leite) em local seco e arejado, sem ter que estar fatiando toda massa.

Receita enviada por: Marli B Liduena

Atenção: Cuidado no manuseio da soda e não deixe crianças por perto na hora de fazer o sabão.

CUIDADO: Sou química e gostaria de alertar que a reação da soda com a água é fortemente exotérmica, o que poderá causar graves acidentes. Com água fervente tanto mais. Portanto, considero relevante que advirta os leitores do seu blog sobre os risco.(Vidalternativa)

Compartilhe no Facebook

Gostou? Curta nossa página:

Comentários

comentários

29 thoughts on “Como fazer sabão caseiro de óleo usado e soda em escamas

  1. CÉLIA VAZ

    SABÃO DE BARRA FEITO COM LEITE DE VACA

    5lt. de óleo;
    2lt. de leite de saquinho ou da fazenda;
    1kg. de sada sol;
    1lt. de água;
    2 colheres de glicerina

    Colocar o óleo e o leite e misturar bastante, depois em outra vasilha( balde ), por 1lt. de água fria e adicionar a soda e mexer até dissolver toda escamas, e por na vasilha que está o leite com óleo e continuar a mexer até criar uma espuma de mudar de cor. Acrescente as 2 colheres de glicerina e mexa mais um pouco. Por nas formas e cortar no outro dia e só usar depois de uma semana de curtido.
    Fica muito bom este sabão . Ah! Fazer na lua nova. Embora eu fiz em outra lua e ficou bom.

  2. CÉLIA VAZ

    RECEITA DE SABÃO LÍQUIDO DE D. CÉLIA.

    1litro de água morna ;
    250g. de soda sol;
    1 litro de álcool;
    1 litro de óleo quente;
    Essencia a gosto;
    Dissolver a soda na água morna, e acrescentar o álcool com o óleo ja misturado uns 10m. na soda com a água e continuar a mistuarar até aparecer uma espuma e mudar de cor, tipo coca-cola, tampe e deixe pousar. No outro dia adicionar 13 litros de água quente na pasta gelatinosa que se formou e misturar até tornar líquido. Pode acrescentar a água quente aos poucos e misturando sempre. E depois de frio, acrescente essencia e misture um pouco e engarrafar. E só usar depois de uma semana. Pode usar em máquina de lavar.

  3. obs: para nao haver tanto a reaçao antes (coloque sempre primeiramente a agua antes da soda caústica,pois o seu dano é bem menos e pratico, e segue o restante o modo de preparar,assim tudo ocorrerar bem.

  4. eu fiz hoje e ao colocar o álcool o sabão começou a endurecer e a ferver praticamente não consegui mexer para incorporar os ingredientes, acho que voce se esqueceu de mencionar alguma forma de faze-lo. A soda eu misturei com a agua fervente e coloquei o álcool e os demais ingredientes, por acaso teria que esperar esfriar a soda? espero retorno pois não se coloca uma receita no blog para não dar certo.

  5. Sou química e gostaria de alertar que a reação da soda com a água é fortemente exotérmica, o que poderá causar graves acidentes. Com água fervente tanto mais. Portanto, considero relevante que advirta os leitores do seu blog sobre os riscos.

Comments are closed.